A Assembleia Legislativa da Bahia analisa um projeto de lei que propõe a criação da disciplina de Educação Financeira e Finanças Pessoais para alunos do ensino fundamental e médio das redes pública e privada do estado. A iniciativa é do deputado Marcinho Oliveira (União Brasil), que é do Território do Sisal, e busca ensinar desde cedo a importância do planejamento financeiro.
De acordo com o texto, a disciplina seria obrigatória e eliminatória, com aulas ministradas por profissionais formados em Ciências Econômicas, Contábeis ou Administração. “O brasileiro ainda não adquiriu a cultura de preparar os filhos para cuidar do próprio dinheiro. Esse projeto busca mudar isso desde a escola, para que a nova geração tenha mais consciência e estabilidade financeira”, afirmou Marcinho Oliveira.
O deputado destacou que o ensino incluiria temas como noções básicas de economia, incentivo à poupança e primeiros passos nos investimentos. Ele também citou dados da Serasa que apontam que mais de 4,6 milhões de baianos estão inadimplentes, incluindo 1,2 milhão em Salvador. “A educação financeira pode ajudar a reduzir esse problema no futuro”, justificou.
O projeto ainda será analisado pelas comissões da Assembleia antes de seguir para votação em plenário. Caso aprovado, uma regulamentação posterior definirá a carga horária e os detalhes da implementação da disciplina.
@ Nossa Voz - Informações do Notícias de Santaluz
Sem comentários:
Enviar um comentário