Páginas

sábado, 11 de janeiro de 2025

Após protesto, Embasa promete ajustes para normalizar abastecimento em Serrinha e culpa Coelba por falhas de energia

Foto: Google Maps - Reprodução Info Serrinha
Após manifestação de moradores dos povoados Matinha, Laje, Campo Redondo e K’Té Espero, em Serrinha, a Embasa informou que realizará ajustes operacionais para normalizar o abastecimento de água gradualmente ao longo do fim de semana. A empresa atribuiu a redução no fornecimento à instabilidade no fornecimento de energia elétrica, de responsabilidade da Neoenergia/Coelba, que afeta o funcionamento das bombas e equipamentos nas estações de captação e bombeamento. As informações são do Info Serrinha.

A Embasa destacou que os municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia, Teofilândia, Lamarão, Barrocas e Biritinga têm enfrentado redução na oferta de água devido às oscilações de energia e à estiagem, que resultou na queda do nível de água nos poços. Como medida paliativa, o fornecimento tem sido feito de forma alternada entre bairros e localidades da zona rural, com apoio de carros-pipa em algumas áreas.

Confira a nota enviada ao Info Serrinha:

"Em atenção à solicitação, informamos que o fornecimento de água ocorre com redução da oferta para os municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia, Teofilândia, Lamarão, Barrocas e Biritinga por causa das constantes oscilações do fornecimento de energia elétrica nas instalações da Embasa (poços e estações elevatórias), por parte da Neoenergia/Coelba.


Sem o fornecimento de energia elétrica em condições regulares, não é possível manter o funcionamento contínuo das bombas e equipamentos elétricos dos poços da captação e das estações de bombeamento de água. A Embasa vem mantendo diálogo constante com a concessionária de energia para que a situação seja regularizada o mais breve possível.


Além disto, o sistema de abastecimento Serrinha/Coité tem sido impactado pela estiagem e pela redução do nível de água nos poços nos últimos meses. Por causa das limitações do manancial, o fornecimento de água tem sido feito em regime alternado entre os bairros e localidades da zona rural, além do fornecimento de carro-pipa em diversas áreas.


Nas localidades de Laje, Matinha, Campo Redondo e Katispero, que foram objeto da manifestação de hoje (10), a Embasa realizará ajuste operacional para retomada do abastecimento gradativamente ao longo do fim de semana".
@ Nossa Voz

Sem comentários:

Enviar um comentário