Apoiador sobe em árvore em evento com Governador Jerônimo, considerado crucial na vitória do ex-prefeito pela repercussão na cidade |
Com a vitória de Almir de Maciel nas eleições municiais, a população de Barrocas começa a pensa no futuro: como será a sua terceira gestão? Nas ruas, especula-se sobre os desafios e as expectativas para o novo governo, mas há algo que desperta mais curiosidade – quem ocupará os cargos estratégicos da administração municipal a partir de 1º de janeiro de 2025?
A verdade é que passado quinze dias da eleição, tudo está no mais absoluto mistério. Até o momento, não houve “vazamentos de nomes” para as secretarias mais disputadas, como a de Saúde e Educação. Embora a Secretaria de Administração e Finanças tenha uma importância estratégica, poucos parecem almejá-la. Afinal, essa pasta já levou um secretário a se tornar prefeito após anos de atuação, o que a coloca em um patamar diferenciado de expectativa.
A ausência de especulação sobre outros cargos, como a Secretaria de Obras e Ação Social, também contribui para o enigma em torno das escolhas de Almir. Há quem se pergunte: será que ele já está avaliando nomes? Se sim, tudo parece estar acontecendo em um círculo restrito de confiança, já que até agora “ninguém sabe” ou especulam nomes.
Diferente de outros cenários políticos, Almir parece ter mais liberdade para montar seu secretariado. Como destacou um político local, ele “não precisou ofertar cargos” a grandes lideranças políticas para garantir apoio. O ex-prefeito Edilson Ferreira, e outras lideranças relevantes que poderiam exigir espaço no governo estavam do lado derrotado, o que lhe dá a vantagem de “escolher quem ele entender que seja melhor para a sua gestão”.
Além disso, Almir foi eleito pela sua popularidade, carisma e forma de se portar diante da sociedade, características que superaram até mesmo os problemas enfrentados em gestões anteriores e amplamente explorados por seus adversários. Como destacou uma voz das ruas: “eita baixinho ousado da…”, frase que traduz, com bom humor, a capacidade de Almir de desafiar as expectativas e se reerguer politicamente.
Agora, resta saber se essa autonomia permitirá que ele forme um governo coeso e principalmente eficiente, ou se o mistério que ronda as escolhas de seu secretariado acabará frustrando expectativas. De qualquer forma, é um momento de expectativa na cidade, onde todos esperam que a gestão não só corresponda às 'promessas de campanha', mas também traga resultados concretos para todos os barroquenses, sem os problemas do passado.
Por Rubenilson Nogueira, radialista e estudante de jornalismo
Sem comentários:
Enviar um comentário