Comércio se destaca com crescimento de 3,5% no 2º trimestre de 2024, impulsionando o PIB da Bahia; Imagem ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil |
Segundo Armando Castro, diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o desempenho positivo é atribuído ao aumento das exportações, à geração de empregos e à maior confiança empresarial. O comércio se destacou com um crescimento acumulado de 4,9% no ano, impulsionado pela renegociação de dívidas, que incentivou o consumo.
O setor de serviços liderou o crescimento no segundo trimestre, com alta de 3,4%, seguido pelo comércio, que cresceu 3,5%. O setor de transportes avançou 5,8% e a administração pública teve um crescimento de 3,3%. O setor industrial também teve bom desempenho, com alta geral de 2,6%, impulsionado pela produção de eletricidade, gás e água (+4,5%) e pela construção civil (+3,5%).
Por outro lado, a agropecuária enfrentou uma queda de 3% no segundo trimestre, devido ao fenômeno climático El Niño, que afetou negativamente a produção agrícola em algumas regiões do estado. Enquanto serviços e indústria mostraram crescimento, a indústria extrativa foi a única a registrar uma queda significativa de 8,7%.
@ Nossa Voz - Da Redação / Informações Notícias de Santaluz
Sem comentários:
Enviar um comentário