A Justiça Eleitoral multou o candidato a vereador Gilmar Ferreira Passos, conhecido como Goré, e uma comerciante, por segundo processo, terem divulgado pesquisa eleitoral falsa em Monte Santo. As ações foram movidas pela coligação “Para o Bem de Monte Santo”, que inclui PSB, PSD e a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV).
Segundo o site Notícias de Santaluz, a comerciante foi penalizada com uma multa de R$70 mil por compartilhar dados falsos em suas redes sociais sobre uma pesquisa envolvendo as candidatas a prefeita Silvania Matos e Itácia Andrade. Ela alegou boa-fé, mas o juiz Lucas Carvalho Sampaio decidiu que ela era responsável pela divulgação incorreta.
Gilmar Ferreira Passos recebeu uma multa de R$80 mil por compartilhar os mesmos dados falsos em um grupo de WhatsApp. Em sua defesa, ele afirmou acreditar que estava compartilhando dados legítimos baseados no número de registro no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o juiz determinou que ele deveria ter verificado melhor as informações.
Além das multas, o juiz determinou que os processos fossem enviados à Polícia Federal para investigação sobre possível crime de divulgação de pesquisa fraudulenta. A pesquisa oficial do TSE mostrava uma preferência de 53,4% dos eleitores para Silvania Matos e 31% para Itácia Andrade, em contraste com os dados falsos divulgados.
@ Nossa Voz - Da Redação com informações do Notícias de Santaluz
Sem comentários:
Enviar um comentário