Presidente Lula e ex-presidente Bolsonaro - Reprodução Veja. Abril |
Nas eleições municipais deste ano, um levantamento da Globonews e do g1, baseado em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que 237 candidatos estão concorrendo com os nomes "Lula" ou "Bolsonaro". Esses candidatos representam 25 partidos e estão espalhados por quase todos os estados brasileiros.
Entre os candidatos que adotaram o nome "Lula", são 162 no total, dos quais 88% são homens. A grande maioria, 153 candidatos, busca uma vaga como vereador, enquanto seis estão na disputa pelo cargo de prefeito e três almejam a posição de vice-prefeito. O Partido dos Trabalhadores (PT) é o que possui o maior número de candidatos com esse nome, totalizando 30, com a região Nordeste sendo a mais representada, especialmente na Bahia, com 35 candidaturas.
Por outro lado, há 75 candidatos com o nome "Bolsonaro", sendo 72% deles homens. A maioria, 71 candidatos, está concorrendo ao cargo de vereador, e dois estão tentando a vaga de prefeito e dois a de vice-prefeito. O Partido Liberal (PL) lidera com 39 candidatos, e metade dos candidatos com o nome "Bolsonaro" está concentrada na região Sudeste, com destaque para São Paulo, onde há 18 candidaturas.
O levantamento também revela uma redução de 16% no número de candidatos que optaram pelos nomes dos dois líderes políticos em comparação com as eleições municipais de 2020.
@ Nossa Voz - Com informações do Notícias de Santaluz
Sem comentários:
Enviar um comentário