Será que voltaremos a ter uma terceira via na disputa pela Prefeitura de Barrocas? Nos 24 anos da história recente do município, localizado no Território do Sisal da Bahia, desde sua reemancipação política em 2000, apenas na primeira eleição houve a presença de três chapas registradas no TSE. Naquela ocasião, Edilson Ferreira e Joseval Mota venceram a disputa contra Ernesto Ferreira e Roquinho (in memoriam), além de Gerival Moreira e Edriane.
Desde então, embora um terceiro grupo tenha tentado participar em uma das eleições subsequentes, apenas dois candidatos a prefeito estiveram disponíveis nas urnas no dia da votação. Em 2004, Edilson foi reeleito com Joseval, contra Dona Clarice e Gerinaldo; em 2008, Almir de Maciel e Joanízio derrotaram Tita e Gelson da Farinha; em 2012, Almir e Tita venceram Edilson e Kelly; e em 2016, Jailson e Dida saíram vitoriosos sobre Tita e Joseval, já em 2020, Jailson e Dida venceram Almir e Dona Sussu.
Agora, com as eleições municipais marcadas para o dia 6 de outubro de 2024, a expectativa é se teremos novamente uma terceira via na disputa. Até a semana passada, apenas dois grupos haviam pré-candidatos a prefeito e a vice. No entanto, a situação pode mudar, conforme revelou hoje o presidente do Podemos, Gerinaldo Moreira na Rádio A Nossa Voz.
A possibilidade de uma reviravolta veio após Kekeu de Dãozinho ser escolhido como pré-candidato a vice de Almir de Maciel. Edilson Ferreira e Gerinaldo não participaram da reunião de definição, e agora, Gerinaldo, que tem um partido registrado, afirmou que a chance de o Podemos ter um nome na urna é muito alta, estimando uma possibilidade de "0 a 10 , de 20".
O Podemos já tem até mesmo a data de sua convenção definida para o dia 4 de agosto. A decisão final sobre as candidaturas deve acontecer até o dia 15 de agosto, prazo limite para o registro oficial das candidaturas.
@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário