Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Prefeito de Serrinha é multado em R$3 mil pelo TCM por não reajustar tarifas da Zona Azul

Imagem Ilustrativa - Reprodução Portal Clériston Silva
Na sessão da quarta-feira (17), os conselheiros da 2ª Câmara de julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios acataram denúncia apresentada contra a Prefeitura de Serrinha, de responsabilidade do prefeito Adriano Silva Lima. O motivo, segundo o tribunal, é a ausência de reajuste das tarifas de Zona Azul. Ainda segundo o TCM, a falta de reajuste comprometeu o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. O conselheiro Mário Negromonte, relator do processo, imputou ao gestor multa no valor de R$3 mil.

A denúncia foi apresentada pela empresa “E-parking Estacionamentos”, que, ao longo de quase 10 anos, teria encaminhado ofícios à prefeitura, cobrando a adoção das medidas necessárias à preservação do equilíbrio financeiro do contrato, sem sucesso.

O conselheiro esclareceu em seu voto, que a questão apresentada não se trata de renúncia de receita, e sim de uma omissão do poder público na administração dos valores cobrados pelos serviços de estacionamento rotativo, devendo o caso ser analisado sob a ótica contratual, já que a Lei nº 8.666/93 garante o reajuste e a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro.

Para o relator, o reajuste é direito do contratado e obrigação do contratante. No entanto, mesmo que notificado regularmente sobre o ato, o gestor não teria comprovado a adoção de medidas para garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato durante a sua vigência, o que confirma a irregularidade.

O Ministério Público de Contas, através do procurador Danilo Diamantino, se manifestou pela procedência parcial da denúncia, com aplicação de multa ao gestor. A decisão cabe recurso.

@ Nossa Voz -  Com informações do Portal Clériston Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário