Diante do alerta feito pelo Governo do Estado, em relação aos casos de dengue na Bahia, nesta sexta-feira (9) o JNV manteve contato com a Secretária de Saúde de Barrocas, para saber o que o município vem fazendo e quais as medidas previstas para o combate ao mosquito transmissor. Segundo a Secretária Milady Rhavenna, no período dezembro de 2023 até a sexta-feira (9), 8 casos de dengue foram confirmados, sendo 5 na sede e 3 na zona rural.
A secretária destacou a criação do plano de continência e informou sobre medidas que já estou sendo tomadas, "Este é um momento de apoiarmos as equipes e somarmos forças para que possamos oferecer à população as melhores ações voltadas a promoção e prevenção. Já confeccionamos uma ferramenta estratégica para o enfrentamento das arboviroses, que é o Plano de Contingência, e estamos desenvolvendo as ações para cada tipo de cenário", pontuou.
Rhavenna, ainda falou sobre a qualificação das equipes e pediu apoio da população: "Promoveremos também os treinamentos dos profissionais de saúde e daremos apoio nas conduções das ações. Solicitamos o apoio de toda a população para estarmos envolvidos nesse processo e conseguirmos juntos resultados efetivos em nosso município", afirmou.
Ações desenvolvidas e a serem desenvolvidas:
- Confecção do Plano de Contingência das Arboviroses ( confeccionado, apresentado e aprovado em conselho)
- Educação Permanente com os profissionais sobre Dengue, chicungunha e zica - Agendados pra fevereiro com a Equipe da Base Regional de Serrinha - VIEP/FUNASA
- Reunião com o gestor para traçar ações e estratégias em campo;
- Intensificação na supervisão de Area pelos Agentes de Edemias para localização de pontos com focos;
- Borrifação com Bomba Costal com larvicida nos pontos identificados com foco;
- Ações de conscientização sobre dengue, zica e chicungunha nas escolas ( PSE- Programa Saúde nas Escolas)
- Sala de espera nas unidades de Saúde e Hospital;
- Faxinaço em locais identificados com grande foco;
- Distribuição de repelentes a gestantes acompanhadas de cada unidade de saúde.
- Divulgação nas mídias sociais;
@ Nossa Voz - Da Redação Por Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário