Em um novo ataque de cães, quinze ovelhas de uma só propriedade foram mortas na tarde da terça-feira (5), no Povoado de Tanque Bonito, comunidade rural que fica localizada a cerca de 4km da sede do município de Barrocas. Foi um vizinho do pequeno criador, que percebeu a presença de urubus na propriedade, ao se aproximar viu os animais mortos e avisou ao proprietário. Em contato com o programa Nossa Voz, na quarta-feira (6), o agricultor lamentou a situação e fez um alerta.
"Não sabemos o que fazer, pois isso vem acontecendo frequentemente e ninguém faz nada. Daqui há alguns anos ninguém vai saber o que é uma ovelha por que tão acabando tudo e ninguém toma Providência", desabafou o senhor José Carlos.
Zé Carlos, como é conhecido disse que pra manter o rebanho nesse período de estiagem vinha fazendo todos esforços possíveis.
"Ontem a tarde por voltar das 15h um vizinho ia chegando na roça pra poder da ração aos animais dele, quando avistou vários urubus na minha roça quando se aproximou percebeu várias ovelhas mortas por cachorros. É muito triste ver aquela situação, onde muitas vezes deixamos de comparar algo, pra comprar comida pra os inocentes nessa seca sem condições", afirmou.
Diante dos constantes ataques de cães que vem dizimando o rebanho barroquense, meses atrás o Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barrocas, Ananias Cordeiro, foi até a Câmara de Vereadores e lá sobrou medidas, mas até o momento nada foi feito.
Os pequenos criadores tentam evitar os prejuízos, mas não podem ficar o dia todo vigiando os animais: "Vou todos os dias pela manhã e a tarde, soltar e prender, não tenho como ficar na roça o tempo todo, pois preciso trabalhar e chegar e ver esse prejuízo e ver a cena triste de 15 ovelhas mortas", lamentou Zé Carlos.
Muitos agricultores que costumavam ter rebanhos que movimentavam a economia local, desistiram de criar e não pensam em retornar, os que insistem contabilizam prejuízos.
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário