O projeto "amigos do cuidar" idealizado pelo médico barroquense Rafael Araújo de Queiroz, foi inspirado em outra ação solidária que era desenvolvida no município de Araci pelo seu amigo também médico, o saudoso Dr, Andrade. Rafael conheceu o projeto ainda quando estudante de medicina e interno no município vizinho.
Segundo a enfermeira Vanessa Mota, desde aquela época que o barroquense pensou em realizar algo parecido em Barrocas: "colocou como um dos propósitos em sua vida, que assim que se formasse faria um projeto parecido para a sua cidade natal. Uma vez que fazia essa doação a outro município, pensou, e por que não, dar um retorno ao município aonde nasceu e vive", relembrou a profissional.
O projeto tem como objetivo atender as comunidades com serviço médico, de enfermagem, odontológico, assistência social e fisioterapia. Além dos atendimentos, segundo informações, há também distribuição de medicamentos, kits de escovação infantil e alguns exames básicos de laboratório, quando necessário.
A ação conta com o apoio da Igreja Católica, voluntários e de laboratórios. O projeto é financiado pelo próprio médico além dos voluntários. "Vale ressaltar, que o projeto "Amigos do Cuidar", possui missão unicamente Solidária, em beneficio do próximo, sem nenhuma intenção ou pretensão político partidária", destacou a professora Ana Lúcia, que também faz parte da Caritas em Barrocas.
Segundo a professora, nesse primeiro evento cerca de 30 pessoas foram atendidas. O atendimento vai depender sempre da demanda de cada localidade. Os primeiros atendimentos aconteceram nas comunidades de Lagoa do Velho, Caldeirão grande e Tanque das Pombas.
@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira
Com informações de Vanessa Mota e Ana Lúcia
Sem comentários:
Enviar um comentário