Última procissão antes da pandemia. Foto Reprodução PCS |
Suspensa por conta das medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus, a Procissão do Fogaréu, evento da tradição católica na Semana Santa e Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, volta a ser encenada nesta quinta-feira (14) à noite na cidade de Serrinha, após dois anos da última procissão.
A expectativa da prefeitura e da Paróquia da Catedral Senhora Santana, é que um público de aproximadamente 20 mil pessoas acompanhe a programação, que ocorre desde 1930. A última vez que a procissão ocorreu foi em 2019. A cerimônia católica retrata a prisão de Jesus no Monte das Oliveiras depois de ser achado por tropas romanas. Fiéis católicos seguem pelas ruas da cidade entoando cânticos e rezando, usando velas acesas, que simboliza os fariseus e soldados que perseguiram Jesus. O percurso sai da catedral e vai até a imagem de Senhora Sant'Anna, na subida da colina. São cerca de 5 km de percurso.
A Semana Santa começou no domingo (10), quando a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos. Neste dia é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, símbolo da humildade. Ele era aclamado pelo povo simples, que o aplaudia e balançava ramos de oliveira. Nesta quinta-feira (14), encerrando a quaresma e iniciando o Tríduo Pascal, será realizada às 10h, Missa dos Santos Óleos, que também celebra a Instituição do Sacerdócio ministerial.
@ Nossa Voz por Kauã Sherman
Sem comentários:
Enviar um comentário