Sancionado em julho de 2020, o novo Marco do Saneamento Básico no Brasil, tem uma meta ambiciosa, buscando garantir que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. O objetivo é universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor, trazendo uma série de oportunidades para o mercado, uma vez que os investimentos para adequação à lei tendem a ser altos, estima-se que os aportes necessários para a universalização do saneamento até 2033 são da ordem de R$ 520 bilhões.
Foi para tratar desse marco do saneamento que na segunda-feira (09), o gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), esteve no município de Barrocas para uma reunião com o prefeito municipal José Jailson de Lima Ferreira.
O prefeito recebeu o gerente Evaldo e o supervisor operacional senhor Cassiano no gabinete, conversou sobre o projeto e assinou a documentos. Numa rede social ele destacou: "Este documento que foi assinado hoje dá obrigatoriedade à Embasa de atender 90% da sede do município com rede de esgoto e 99% com cobertura de água até o ano de 2033".
Jailson Ferreira destacou ainda a possibilidade de algumas comunidades rurais serem enfim contempladas com a rede de água: "Isso traz a possibilidade de atender Tanque das Pombas, Lagoa do Velho, Caldeirão Grande, Malhada Redonda, Tanquinho dos Bois, Alagadiço e demais localidades com a tão sonhada rede de água".
@ Nossa Voz - Da Redação Por Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário