Colégio Estadual de Barrocas. Foto Reprodução |
Após a suspensão das atividades escolares devido a pandemia, passaram-se 11 meses sem aulas, para não comprometer mais um ano letivo, o Governo da Bahia optou por retomar no dia 15 de Março, no formato de ensino remoto. Os professores e alunos que antes tinham o ensino presencial, tiveram que adaptar-se a este novo formato. Plataformas que antes eram recursos desconhecidos, passaram a fazer parte da rotina dos estudantes, aplicativos de uso pessoal como WhatsApp, foi também incluído como instrumento de estudo.
Para sabermos o que os alunos barroquenses estão achando e como conseguiram se adaptar a essa nova realidade, conservamos com alguns deles. Diante da novidade os alunos reclamaram principalmente da dificuldade em entender os assuntos passados pelos professores e a frequente oscilação da internet. Além da adaptação ao ensino remoto, alguns alunos terão que estudar em um ano, duas séries.
Tailane de Oliveira |
Tailane de Oliveira Carvalho, 16 anos, estuda pela tarde e está cursando o 1º e 2º ano, que foi denominado 2º ano Continuum. Ela relatou sobre a adaptação rápida, mas ponderou que os professores deveriam se atentar para o número de atividades: "De início foi algo super de boa, adaptação rápida, porém acho que os professores deveriam se atentar mais na quantidade de atividades passadas, pois por essa quantidade acabamos perdendo o foco do assunto e focando apenas em concluir as atividades. Em questão ao aprendizado, posso dizer que não está 100%, as aulas em EAD tem inúmeras distrações, tem a questão da conexão a internet que oscila muito...", lamentou.
Wefésson Lima Mota |
A realidade de cada aluno é diferente, alguns deles acabam não tendo acesso a internet, nesses casos terão que ir até a instituição buscar o material impresso que está sendo disponibilizado. Aos que tem, também há dificuldades quanto a qualidade de transmissão, mas em meio a tudo isso, a adaptação é necessária para todos, inclusive para os professores.
Da Redação por Ana Clara/ Colaborou: Rubenilson Nogueira
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