Senhor José Carlos segue na profissão que aprendeu ainda com seu pai - Foto: Victor Santos |
A profissão foi herdada do pai, por isso cada espaço da ferraria remete a uma lembrança do aprendizado com um dos maiores ferreiros de Barrocas, o saudoso Joãozinho de Toti. O filho, José Carlos Araújo, 61 anos, guarda na memória o companheirismo, as instruções na profissão, inclusive o dia que ajudou a pregar o fole manual que existe há mais de 50 anos na família.
A tenda do ferreiro, que fica na Av. Sinfrônio Queiroz no Centro de Barrocas, preserva um dos únicos 'Fole Manual' no Território do Sisal, movido a uma corda que aciona a sanfona que assopra o fogo para aquecer o ferro, que em seguida é manuseado para bigorna e com uso da marreta é possível moldar, modificar ou reparar objetos.
Parte dos equipamentos tem meio século a exemplo do fole. |
Na atividade, o metal é aquecido até que fique vermelho ou laranja, como parte do processo de forjamento. Sobre uma pequena construção de pedra ou concreto fica a fornalha, onde se coloca o carvão de árvore jurema, a mais indicada para aquecer a peça metálica que é moldada com a técnica do ferreiro uma atividade milenar.
José Carlos preserva a profissão que para ele, em breve será extinta. O fato é que a modernização dos equipamentos e existem poucas pessoas interessadas em aprender este oficio que naturalmente é herdado de geração em geração entre as famílias.
Da Redação - Por Victor Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário