Sargento Lucival - Foto: Victor Santos |
O futebol no Brasil é representado por dezenas de clássicos, na Bahia o mais popular e disputado, é o Ba-Vi. com direito a jogos épicos cravados na história do futebol baiano. Os clubes Bahia e Vitória são os responsáveis por uma das maiores rivalidades no futebol da região Nordeste. Fora dos campos a disputa é entre as torcidas, tricolores e rubro negros tem uma coisa em comum, a paixão. Em Barrocas, um torcedor de carteirinha do Leão, carrega como apelido o nome do rival, 'Bahia'.
O ilustre torcedor do Vitória, o sargento da Polícia Militar da reserva, Lucival José, 63 anos, ficou marcado em Barrocas com o apelido um tanto quanto inusitado, mesmo torcendo para o rubro-Negro baiano, ele é chamado pelos rivais e amigos de 'Bahia'. O apelido 'pegou' há muitos anos, como ele relembrou, foi numa época que a antiga delegacia do quartel servia de dormitório no dias de serviço, e a presença do militar nas ruas, nas suas idas a uma padaria, em contato com as crianças da época, quando também era chamado inicialmente de 'tio guarda' de forma carinhosa.
Na antiga padaria do senhor Genésio (in memoriam) estas mesmas crianças ouviam de Lucival a seguinte brincadeira, que se ele fosse prefeito iria colocar um carro pra levá-las para o bairro do Cedro: "Era uma alegria, eles vinham a pé do Cedro para Barrocas. Alguns eu não conhecia e chamava de Bahia, foi ai que pegou, aqui só me conhecem como Bahia, mas sou torcedor do Vitória", alertou aos risos.
Lucival é um torcedor apaixonado, e essa paixão pelo Vitória da Bahia começou na infância, quando ele morava em Santa Luz, e um antigo dirigente esportivo, o senhor Milton Góis promoveu uma partida com a participação do rubro-negro baiano. Na época o rádio era a única forma de conhecer e acompanhar um time, mas em um dia das mães o garotinho Lucival, já apaixonado pelo futebol, se encantou pelo Vitória que, contava com craques como André Catimba, Osni, Mario Sérgio, o goleiro Agnaldo, nomes que ele recorda até hoje.
Atualmente 'Bahia', responde pelo o apelido que ganhou de forma carinhosa. Ele afirma que não se importa, lida normalmente e até já se acostumou pela forma que é tratado. Dentre as boas recordações, a épica goleada de 7x2 do Vitória sobre o Bahia é uma das lembranças de Lucival.
Da Redação - Por Victor Santos
Colaborou Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário