Foto: Victor Santos |
Passamos praticamente todos os dias por cima das centenas de pedras que dão cara nova as ruas, mas não temos ideia do trabalho por trás de uma pavimentação com paralelepípedo. O trabalho é uma espécie de quebra cabeças, as pedras precisam estar alinhadas em tamanho, distância e altura. Para gerenciar este serviço existe um profissional chamado calceteiro.
Em Barrocas este é o ofício do Calango, ou como é registrado Carlos Alberto Pereira Lima, 64 anos. O serviço é pesado, é necessário manusear o martelo de bater a pedra, picareta, enxada, pá, lebanca, além do apoio de um ajudante para fazer a massa para rejuntar o serviço.
E de paralelepípedo por paralelepípedo Calango costuma chamar sua profissão de ''remendador de calçamento'', devido a sua função atual, que é dar manutenção nos buracos nas vias calçadas de Barrocas, não só da sede, como também na zona rural.
Este é um trabalho que exige muita dedicação, força e conhecimento. A palavra calceteiro tem lugar no dicionário e significado claro: “Trabalhador que calça ruas e outros caminhos com pedras ou paralelepípedos".
Da Redação - Por Victor Santos
é isso aí calango reconhecimento merecido parabéns a todos Barroqunece
ResponderEliminarAdmiro muito meu Tio Carlos Alberto, figura popular comdenome (Calango), (Carlito) - Depois de tanto tempo trabalhando no 'trecho' aredou o pé e disse que votaria pra Barrocas pra ficar em sua terra. Como bom profissional que é sempre conquistando seu espaço na área de construção em Barrocas. Parabéns tio, e ao Jornal Nossa Voz por trazer pessoas dos bastidores desta terra que de fato representa o povo Barroquense, com fineza, em qualquer lugar que chegar.
ResponderEliminarNelson de Brito Lima Filho