Professora Marileide Queiroz - Foto: Ana Clara - JNV |
Para que o ano letivo não fique ainda mais prejudicado, os municípios, inclusive Barrocas aderiram às aulas online, trazendo certa tranquilidade em relação à continuidade do aprendizado, porém todos precisaram se adaptar a essa nova realidade.
A professora Marileide Queiroz, conhecida como Leda de Davi, explica como está sendo realizada as aulas neste ambiente online, e falou dos desafios enfrentados pelos educadores: "Com as aulas remotas, as escolas estão se reinventando. Os professores estão ministrando as aulas online e acredito que o mais desafiador é criar estratégias de aprendizagem ao mesmo tempo que já se está aplicando as aulas", pontuou.
Ela explicou ainda que a situação do país que é assolado pela Covid-19, obrigou as escolas a adotar esse novo método de ensino: "Este novo modelo não foi uma opção da escola, mas sim uma situação emergencial, não houve tempo para formação dos professores e alunos. Existe muita dificuldade, nossas ferramentas não são suficientes para esse tipo de trabalho".
Vanelson Mota |
Este momento necessita de muita organização para não acumular as atividades, o período avaliativo ainda não começou, mas algumas professoras avisaram que irão começar na próxima semana. Mas já fizemos trabalhos avaliativos, como: slides, cartazes virtuais e promovemos campanhas.".
Ele também fala da dificuldade para entender as explicações e que poderia haver uma melhora: "Uma das dificuldades é na questão mesmo da explicação, pois não é mesma coisa das aulas presenciais, por isso os professores poderiam melhorar nas explicações, para um bom entendimento.".
Lavínia Maria |
Lavínia Maria, de 14 anos, estudante do 9° ano, também do Colégio Municipal de Barrocas, falou que a sua nova rotina não está sendo fácil: "As aulas estão dificultando um pouco por não ter a mesma explicação que na sala, então muitos alunos estão tendo dificuldade, mas os professores deixam claro que se não tiver entendendo podem perguntar", lembrou.
A estudante demonstra gratidão aos seus professores pela dedicação ao ensino num momento complicado e desafiador: "Os professores são ótimos, mandam áudios explicando, eu estou entendendo a maioria das coisas. Temos que agradecer a diretoria por estarem fazendo o possível para que os alunos continuem desenvolvendo aprendizado em meio à toda situação que estamos vivendo.".
As aulas presenciais continuam suspensas de acordo com o Decreto Municipal (decreto 042/2020), desde o dia 18 de março. Elas seguem suspensas até o dia 12 de julho, sem data prevista para retornar.
@ Nossa Voz - Por Ana Clara Santos / Colaborou Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário