A comunidade se uniu para trazer a alegria através de doações - reprodução. |
Um grupo de amigos do povoado de São Miguel do Ouricuri, zona rural de Barrocas, arrecadou dezenas de quilos de alimentos para distribuir entre as família carentes. A coleta aconteceu no dia da comemoração do tradicional Rapa da comunidade, em 24 de junho. Este ano o evento foi suspenso em decorrência da pandemia.
As tradicionais festas do Rapa acontecem anualmente nos povoados de Ouricuri, Rosário (24) e em Minação (25), iniciam ao raiar do dia, quando uma carroça ornamentada e com um som potente puxada por membros da comissão organizadora, arrasta os foliões pelas ruas e de casa em casa 'rapam' o que sobrou do dia anterior.
Luciene Queiroz - arquivo pessoal |
A iniciativa solidária deste ano mobilizou toda comunidade, que comemorou o rapa de forma diferente. Ao invés das tradicionais comidas típicas e o licor, as famílias compartilharam o alimento para doação que foi arrecadado de porta em porta. Uma das idealizadoras, Luciene Queiroz, disse estar feliz com o resultado da corrente de solidariedade:
"Muitas famílias a gente sabe que não estão trabalhando e que passam por algumas dificuldades. Tive essa ideia de poder tá ajudando pela Caritas da Paróquia que tem o controle de todas as pessoas carentes".
Com o som ligado e o porta-malas do carro aberto para chamar atenção dos moradores, os voluntários percorrerem as ruas do Ouricuri a pé, e receberam as doações dos alimentos que ao final chegou numa boa quantidade.
Tanto a comissão organizadora do rapa como a juventude da comunidade participaram. Breno Silva e Diego Queiroz juntamente com outros moradores se dividiram em grupo por diferentes ruas para arrecadar os alimentos a fim de evitar aglomerações. Todos fazendo uso de máscaras.
Alimento que será destinado às famílias carentes - Reprodução Voluntários do rapa solidário. |
Da Redação - Por Victor Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário