Antigo Matadouro, Centro Cultural só na placa. |
Visitamos na manhã dessa sexta-feira (21), o antigo Matadouro Municipal, a situação do prédio histórico é triste. O piso e o telhado foram parcialmente destruídos, parte da madeira já foi retirada, as paredes, depois que os ferros onde antigamente eram penduradas as carnes, foram arrancados, estão cheias de buracos.
O local não é utilizado para abate de animais há alguns anos, e ficou abandonado por algum tempo.
Em Janeiro de 2010, a realidade do local parecia que seria mudada. Os Rondonistas, Universitários do Projeto Rondon, que ficaram na cidade por dez dias, sugeriram que o local fosse transformado num Centro Cultural e recebesse eventos como festivais de violeiros, samba de rodas, quadrilhas, oficinas de artesanatos dentre outros. Além de resgatar o local a realização desses tipos de eventos valorizaria a comunidade, e a rua que deu inicio a Barrocas, conhecida carinhosamente como “Rua de Baixo”.
No próximo dia 23 completa-se um ano da “inauguração” e a realidade do antigo matadouro se não é a mesma é pior que a anterior. Há relatos de que à noite o movimento no local é constante e suspeite-se que o prédio seja utilizado para uso de bebidas alcoólicas e até drogas.
Fica o registro para que as autoridades competentes tomem as devidas providências para que em breve O Centro Cultural Antigo Matadouro não seja apenas um nome numa placa que daqui a alguns dias pode não estar mais por lá, pois está segura por simples pregos retorcidos.
Outras imagens:
Parte interna do antigo matadouro. |
Placa que transforma na teoria o antigo matadouro em Centro Cultural. |
![]() |
Foto arquivo: Dia de Reinauguração. |
Veja matéria da época, clicando aqui!
Da Ronda @ Nossa Voz
Sem comentários:
Enviar um comentário