Páginas

1

segunda-feira, 7 de abril de 2025

SEDUC de Barrocas realiza o I Fórum Municipal de Educação Especial e Inclusiva

Geraldo Peçanha foi o palestrante oficial do evento | Foto: Kauã Sherman 
Na noite de sexta-feira (4), foi realizado o I Fórum Municipal de Educação Especial e Inclusiva em Barrocas. O evento teve como objetivo conscientizar todo o corpo docente e demais equipes escolares a respeito de como acolher e lidar com crianças e adolescentes que necessitam de cuidados especiais. A palestra foi ministrada pelo Doutor e Psicanalista Geraldo Peçanha. Com o tema "Autismo e Cuidado: o desenvolvimento de crianças e jovens dentro do espectro autista", Peçanha levantou pontos importantes sobre o preparo que os profissionais da educação precisam receber.

"Não é possível você estabelecer metas para uma criança cujo processo dela no mundo não é ordinário, ou seja, se eu vou fazer um PEI, ou vou receber um aluno dentro da minha sala de aula, ou eu tenho um filho com deficiência, esqueça metas. Meta tem quem trabalha em fábricas, que tem que produzir hoje quinhentos chinelos; meta tem quem trabalha fabricando coisas. Nós que trabalhamos com crianças e jovens, temos propósitos.", disse o Psicanalista.

O PEI - Plano Educacional Individualizado, é um documento elaborado por uma equipe multidisciplinar, que pretende definir objetivos e necessidades educacionais para crianças e jovens no ambiente escolar. Nele são tratadas estratégias para que o discente compreenda o plano de aula e receba uma educação adaptada e inclusiva.

O Fórum, fechou as atividades da Semana de Conscientização do Autismo em Barrocas, realizada pela Secretaria de Educação, com a poio da Prefeitura Municipal. 
@ Nossa Voz - Da Redação, por Isabela Lima 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário