A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santaluz apreendeu, nesta segunda-feira (28), 42 animais soltos em vias públicas, entre eles 28 bovinos, 11 ovinos e 3 equinos. A ação cumpre o decreto municipal que regula o trânsito de animais nas ruas e tem como objetivo evitar acidentes e a propagação de doenças. As informações foram divulgadas pelo site Notícias de Santaluz, em parceria com Djota Radialista.
Com as apreensões mais recentes, o total de animais recolhidos em 2025 chegou a 192, sendo a maioria equinos. Apesar da intensificação da fiscalização, os flagrantes continuam. Na noite de segunda, moradores registraram bois soltos na BA-120, próximo ao bairro Mãe Rufina. O vídeo circulou nas redes sociais e os animais foram apreendidos logo após o registro.
O decreto municipal prevê multa de 15% do salário mínimo na primeira infração e 30% em caso de reincidência, além de uma taxa diária de R$ 100 por animal apreendido. Quando há repetição da infração, o responsável pode perder a posse do animal.
A Secretaria reforça que manter animais soltos em vias públicas é uma infração grave, que coloca em risco a vida de pedestres e motoristas. A população pode colaborar com o trabalho de fiscalização realizando denúncias pelos canais oficiais do órgão.
@ Nossa Voz - Com informações do Notícias de Santaluz
Sem comentários:
Enviar um comentário