O Papa Francisco faleceu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O falecimento foi confirmado pelo Vaticano às 7h35 no horário local (2h35 de Brasília). Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, foi o primeiro papa latino-americano da história e ficou marcado por aproximar a Igreja Católica dos pobres, imigrantes e das periferias do mundo.
Francisco foi eleito em 2013 após a renúncia de Bento XVI, e conduziu um pontificado marcado pela simplicidade, defesa da justiça social e reforma da Cúria Romana. Ele era jesuíta e adotou como lema uma Igreja “em saída”, que pregasse misericórdia e acolhimento.
Nos últimos meses, a saúde do pontífice se agravou por causa de uma pneumonia bilateral. Ele ficou hospitalizado por mais de um mês e teve sua última aparição pública na bênção Urbi et Orbi no domingo (20), visivelmente debilitado.
Com a morte, a Igreja entra em período de sede vacante até a escolha de um novo papa. O funeral deve ocorrer nos próximos dias, seguido de nove dias de luto. Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, conforme seu desejo.
@ Nossa Voz - Da Redação
Sem comentários:
Enviar um comentário