Páginas

1

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Agricultora baiana tem processo de beatificação iniciado pelo Vaticano

Maria Milza dos Santos Fonseca pode ser chamada oficialmente de Serva de Deus
Foto: Raica Beatriz/Pascom-Diocesana de Ruy Barbosa
A agricultora Maria Milza dos Santos Fonseca, que viveu na zona rural de Itaberaba, no interior da Bahia, teve o processo de beatificação autorizado pelo Vaticano. O anúncio foi feito na terça-feira (15), após o recebimento da carta oficial do Dicastério para as Causas dos Santos, órgão responsável pela canonização na Igreja Católica. A partir de agora, ela já pode ser chamada de “Serva de Deus”, primeiro passo no caminho para se tornar santa.

O pedido de abertura da causa foi feito pelo bispo da Diocese de Ruy Barbosa, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, em agosto de 2024. A fase diocesana começa no dia 15 de agosto de 2025, quando completam 102 anos do nascimento de Maria Milza. A cerimônia será realizada no povoado de Alagoas, onde ela viveu, e contará com a instalação de um tribunal eclesiástico para investigar sua vida e virtudes.

Foto de Milza visitando Irmã Dulce quando ela já estava muito doente e acamada, em 1990
Foto: Raica Beatriz/Pascom-Diocesana de Ruy Barbosa
Maria Milza, falecida em 1993, é lembrada por sua fé, solidariedade e ações em favor dos pobres. Ela alfabetizava crianças com cartilhas católicas, oferecia alimentos a quem tinha fome e caminhava longas distâncias para visitar doentes. Sua antiga residência foi transformada no Memorial Maria Milza, local de romaria e onde fiéis relatam ter recebido graças por intercessão da “Mãezinha”.

Se forem reconhecidas virtudes heroicas e um milagre atribuído a ela, Maria Milza poderá ser beatificada. Para ser declarada santa, a Igreja exige a comprovação de um segundo milagre. A primeira santa da Bahia é Irmã Dulce, com quem Maria Milza chegou a se encontrar em 1990.

@ Nossa Voz - Com informações do portal G1

Sem comentários:

Enviar um comentário