Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

PF aponta Bolsonaro como líder de plano golpista envolvendo assassinato de Lula

A PF indiciou o ex-presidente e mais 36 integrantes do antigo governo - Foto: Reprodução Folha de São Paulo
A Polícia Federal indicou Jair Bolsonaro (PL) como o principal articulador de um plano golpista que incluía o assassinato do presidente Lula (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF Alexandre de Moraes. Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (26), o ex-presidente "planejou, atuou e teve domínio de forma direta e efetiva" nos atos da organização criminosa.

O documento descreve Bolsonaro como líder do grupo que buscava abolir o Estado democrático de direito. A PF afirmou que os atos não foram consumados "por circunstâncias alheias à vontade de Bolsonaro". O relatório teve o sigilo derrubado pelo ministro Alexandre de Moraes, que encaminhou as informações à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com o envio das provas ao MPF, o procurador-geral Paulo Gonet avaliará o material para formular uma denúncia, solicitar novas investigações ou arquivar o caso. O episódio reforça a gravidade das ações golpistas investigadas e levanta discussões sobre a responsabilidade de líderes políticos na preservação da democracia.

@ Nossa Voz - Com informações do A Tarde

Sem comentários:

Enviar um comentário