A Bahia registrou 1.702 mortes em ações policiais em 2023, superando os índices de Rio de Janeiro e São Paulo, estados populosos e historicamente associados a altos níveis de violência policial. Este é o segundo ano consecutivo em que a Bahia lidera em número de óbitos causados por intervenções policiais, segundo a pesquisa *Pelo Alvo*, da Rede de Observatório de Segurança, divulgada nesta quinta-feira (7).
O levantamento aponta um crescimento de 161,8% nas mortes por ações policiais no estado desde 2019, quando foram registradas 650 mortes. Em 2023, mais de 1.300 das vítimas eram negras, evidenciando uma realidade de violência que afeta especialmente a população negra.
Para Ana Paula Rosário, porta-voz do Observatório, o aumento nas mortes reflete um agravamento do cenário de segurança pública no estado. "A Bahia vem adotando mais violência para combater a violência, o que é lamentável", afirmou.
Os dados foram coletados com base em registros da Secretaria de Segurança Pública e coberturas da mídia local, e mostram a Bahia como o único estado monitorado a ultrapassar mil óbitos por ações policiais em 2023.
@ Nossa Voz - Com informações do g1 BA
Sem comentários:
Enviar um comentário