Páginas

sábado, 9 de novembro de 2024

Açude Municipal de Barrocas: entre o descaso e o potencial de revitalização

Açude municipal de Barrocas - Foto: Rubenilson Nogueira
Nesta sexta-feira, 8 de novembro, a reportagem do Jornal A Nossa Voz esteve no histórico Açude Municipal de Barrocas, atendendo a inúmeros pedidos de ouvintes que, preocupados, denunciaram o descarte irregular de entulhos e gesso de construções no local. “Apesar de ter um bom volume de água, o açude está cercado de vegetação e precisa de atenção urgente”, destacou o radialista Rubenilson Nogueira.

O açude, que já foi vital para os barroquenses antes da chegada da água encanada, hoje vive um abandono silencioso. “No passado, as mulheres lavavam roupas ali, caminhões e carroças levavam água para as casas. Ele foi essencial em tempos difíceis”, relembra Rubenilson. 

Há relatos sobre um incidente quando Barrocas ainda era um distrito, envolvendo um caminhão de sinsal, que em chamas teria sido jogado no açude pelo motorista na tentativa de apagar o fogo, e isso para alguns pode ter tornado a água salobra, o que diminuiu sua utilidade.

Apesar disso, moradores afirmam que o açude nunca secou, mesmo nas piores estiagens. “É um reservatório resistente, que poderia ser aproveitado para molhar jardins, dar água aos animais e até se tornar um ponto de lazer”, sugerem alguns. Rubenilson reforça: “O poder público deve agir. Uma limpeza, talvez esvaziá-lo temporariamente, poderia devolver sua funcionalidade.”

O açude tem potencial para ser um espaço de convivência, com atividades como pescaria e caminhadas. “É um patrimônio histórico que merece cuidado e pode ser um recurso valioso nos períodos de seca”, conclui Nogueira. Cabe agora à gestão municipal transformar essas sugestões em ação. (Assista vídeo aqui)

@ Nossa Voz - Da Redação

1 comentário:

  1. O poder público tem que agir o açude é um patrimônio estoico da nossa cidade agredir a nada aí muito triste esse abandono

    ResponderEliminar