Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2024

FALA PROFESSORA: Gabriela Carvalho destaca educação como resistência e transformação social

Professora Gabriela Carvalho, já está há 22 anos lecionando. Foto enviada ao JNV
No Dia dos Professores, a professora Gabriela Carvalho, 40 anos, falou sobre sua trajetória em entrevista ao JNV, destacando sua inspiração para ingressar na educação. "Há 22 anos, ingressei na carreira pública como professora do Ensino Fundamental. A minha mãe me apresentou a profissão, hoje ela é professora aposentada, cumpriu sua missão com muita responsabilidade e ética", falou orgulhosa.

Gabriela comentou sobre o impacto social da educação e disse se inspirar na luta de Antonieta de Barros e outros educadores. "Carrego comigo uma força que me move na busca constante pela transformação social e igualdade de oportunidades. Encontrei na educação um meio de resistência contra este sistema social que exclui e nos rouba os sonhos e a esperança de dias melhores", afirmou.

Para ela, ensinar é mais do que passar conteúdos. "Entendo que ensinar não é apenas passar conteúdos, mas dialogar sobre cidadania e propor meios para que o aluno compreenda qual o seu papel e importância na sociedade", explicou Gabriela, ressaltando a troca constante entre professores e alunos como parte do processo de aprendizado.

A professora também destacou os desafios que enfrenta ao lidar com as dificuldades dos alunos. "É preciso ter um olhar cuidadoso e humanizado para considerar todos os aspectos que interferem na aprendizagem. Acredito sempre no potencial dos estudantes e no poder da educação para impactar vidas de maneira positiva", concluiu, desejando fé e esperança a todos os professores.

Uma justa, porém singela homenagens aos mestres
@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Sem comentários:

Enviar um comentário