Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Debandada! Jânio Natal é o único prefeito eleito pelo PL na Bahia que segue no partido

Jânio Natal hoje é Prefeito de Porto Seguro e quando Deputado recebeu apoio do ex-vice prefeito Tita de Roque. Foto Reprodução
O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, é o único dos 20 prefeitos que foram eleitos pelo Partido Liberal (PL) na Bahia em 2020, que permanecem na legenda. Os outros 19 prefeitos migraram para outros sete partidos - União Brasil, PRD, PSD, PT, MDB, Avante e PDT - representando uma perda significativa de 95% para o PL. Esses dados são parte de um levantamento detalhado realizado pelo portal Bahia Notícias

Em 2020, o PL conseguiu eleger prefeitos em vários municípios baianos, incluindo Canarana, Quijingue, Teodoro Sampaio, Heliópolis, Morro do Chapéu, João Dourado, Água Fria, América Dourada, Anguera, Cafarnaum, Maetinga, Matina, Barro Alto, Cocos, Planaltino, Presidente Jânio Quadros, Coribe, Dom Basílio e Santa Maria da Vitória. Uma das razões para as saídas do partido é atribuída à disputa política ocorrida durante a eleição de 2022, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputaram. Lula teve uma votação expressiva na Bahia, e Bolsonaro venceu em apenas dois municípios baianos, Luís Eduardo Magalhães e Buerarema, que não eram governados por prefeitos do PL.

O levantamento do Bahia Notícias revela que os partidos de oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) possuem pelo menos 59 prefeituras no Estado. A principal legenda de oposição é o União Brasil, com 32 prefeituras, incluindo cinco das 10 cidades mais populosas da Bahia. Além do PL e União Brasil, a oposição também inclui prefeitos filiados ao PSDB, PDT, Republicanos e PRD.
Janio na esquerda ao lado de Tita na campanha de 2018 para Deputado. Foto Arquivo JNV
Anteriormente, Jânio Natal foi apoiado em Barrocas pelo ex-vice-prefeito Tita de Roque, que recebeu uma ambulância para o município em nome do então deputado Jânio. Durante uma visita a Barrocas em 2018, Jânio estava acompanhado de Tita e Almir e chegou a colar um adesivo do '13' no peito.

@ Nossa Voz por  Kauã Sherman

Sem comentários:

Enviar um comentário