A Prefeitura Municipal de Serrinha, por meio da Secretaria de Saúde, lançou na última terça-feira dia (25), o Projeto de Planejamento Reprodutivo com foco na redução da gravidez não planejada e indesejada entre adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto consiste em disponibilizar o Implante Contraceptivo de Etonogestrel (marca comercial IMPLANON) para esses públicos.
O Projeto de Lei que garante a disponibilização gratuita do IMPLANON pelo município para adolescentes, mulheres portadoras do HIV, com transtornos psiquiátricos, moradoras de rua, dependentes químicas e mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores.
No total, 480 mulheres serão beneficiadas até o final de 2023, sendo que 60 já receberam o contraceptivo, que é colocado sob a pele. Segundo a prefeitura, Serrinha é pioneira no Estado da Bahia a realizar esse tipo de ação de forma gratuita para a população.
A prefeitura promoveu a capacitação de 55 profissionais de saúde do município no auditório da UNEB, habilitando-os para realizar o planejamento reprodutivo com a inserção e retirada do implante, que aconteceu no CERM.
Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 18% dos nascimentos no Brasil são de mães com idade entre 10 e 19 anos. Além disso, de cada dez meninas com idade entre 15 e 19 anos que engravidam, sete são negras e seis não trabalham nem estudam.
*Com informações da Ascom.
Sem comentários:
Enviar um comentário