O Governo Federal anunciou a retomada do programa Mais Médicos para o Brasil, com a abertura de 15 mil novas vagas. Até o final de 2023, serão fixados 28 mil profissionais em todo o país, priorizando áreas de extrema pobreza. Essa iniciativa tem como objetivo garantir atendimento médico na atenção primária a mais de 96 milhões de brasileiros, fortalecendo o acesso à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
O atendimento primário, realizado nas Unidades Básicas de Saúde, desempenha um papel fundamental no acompanhamento da saúde da população, na prevenção e redução de doenças. O preenchimento dos vazios assistenciais, que deixou de ser atendido desde 2018, é uma medida essencial para garantir o direito e o acesso da população aos serviços de saúde.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua satisfação com a retomada do programa Mais Médicos.: “Nesse momento, o foco está em garantir a presença de médicos brasileiros no Mais Médicos, um incentivo aos profissionais do nosso país. Se não houver quantitativo, teremos a opção de médicos brasileiros formados no exterior. E, se ainda assim não tivermos os profissionais, optaremos por médicos estrangeiros. O nosso objetivo não é saber a nacionalidade do médico, mas a nacionalidade do paciente, que é um brasileiro que precisa de saúde”, destacou.
A retomada do Programa Mais Médicos para o Brasil é uma conquista significativa, demonstrando o compromisso do Governo Federal em levar assistência médica de qualidade às áreas mais carentes. Com a extensão do número de profissionais, milhões de brasileiros terão acesso garantido a serviços de atenção primária, promovendo uma saúde mais inclusiva e igualitária para todos os cidadãos.
@ Nossa Voz - Com informações do
Sem comentários:
Enviar um comentário