Páginas

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Lula participa das comemorações da Independência do Brasil na Bahia: "quem lutou e morreu foram os baianos"

Lula no dois de Julho. Foto Ricardo Stuckert
No domingo, 2 de julho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. Acompanhado de sua esposa, Rosângela Silva, conhecida como Janja, Lula desfilou em um carro aberto ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Durante o cortejo, Lula conversou com as pessoas que se aproximaram do veículo e tiraram fotos.

O Presidente enfatizou a importância da Bahia nesse contexto histórico, declarando: "Eu vim à Bahia e hoje é o dia em que a Bahia se transforma na capital do Brasil. A gente precisa compreender que Salvador vira capital provisória pela manifestação exuberante do povo baiano. Dom Pedro gritou 'independência ou morte', mas quem lutou e morreu foram os baianos para conseguir a independência do Brasil", afirmou Lula.

A data de 2 de julho é significativa para o povo baiano, pois marca a expulsão definitiva dos portugueses da Bahia após a resistência ocorrida no território baiano após o 7 de setembro. Lula chegou à Base Aérea por volta das 9h e, em seguida, seguiu para o cortejo cívico que vai do bairro da Lapinha até a região do Pelourinho. O carro com o presidente foi acompanhado por uma multidão e precedido por fanfarras e bandas militares de escolas públicas da Bahia, além dos militares das Forças Armadas.

Outras autoridades, como as ministras, da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participaram da celebração. Lula deixou o cortejo no cruzamento da Rua dos Perdões com a Vital Rego, enquanto o Governador da Bahia continuou o trajeto a pé em direção ao Centro Histórico.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Sem comentários:

Enviar um comentário