A enorme aeronave, chamada “Mriya”, ou “sonho” em ucraniano, estava estacionada em um aeródromo perto de Kiev conforma anunciaram as autoridades do país, acrescentando que iriam reconstruir o avião. O maior avião do mundo, foi destruído durante a invasão russa da Ucrânia, gerando alarme e tristeza entre o mundo da aviação em que a aeronave ocupa um status quase cult. A informação sobre a destruição foi divulgada no domingo dia 27.
“A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas eles nunca serão capazes de destruir nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Nós prevaleceremos!” escreveu o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter.
O considerado maior avião do planeta foi fabricado na Ucrânia e estava no aeroporto Hostomel, perto de Kiev, que foi atacado pela Rússia. Segundo o fabricante, a restauração do avião custaria mais de 3 bilhões de dólares e levaria muito tempo.
A aeronave possuía 84 metros de comprimento. Já a distância de uma ponta à outra da asa (a chamada "envergadura") tem o equivalente a um prédio de 29 andares ou 88 metros. "Mryia" significa "sonho" em ucraniano e o avião foi construído na década de 80 para transportar equipamentos da extinta união soviética.
@ Nossa Voz - Com informações da Página História Esquecida, e Site CNN
Sem comentários:
Enviar um comentário