Um vulcão entrou em estado de alerta e está preocupando os oceanógrafos no Brasil. Segundo matéria do Correio 24h, uma possível erupção explosiva nas Ilhas Canárias, no litoral da África pode provocar ondas de até 5 metros, que poderia atingir alguns locais da capital baiana além de outras capitais nordestinas.
De acordo com os especialistas, uma erupção do Cumbre Vieja poderia provocar um tsunami que atingiria todo o país, afetando principalmente a costa nordestina. Existem quatro níveis de alerta para uma erupção vulcânica, e o vulcão das Ilhas Canárias ainda está no 2, neste caso a população deve ficar atenta ao monitoramento da atividade vulcânica e sísmica. O terceiro é um "alerta máximo" de uma erupção iminente. Já o quarto é quando o evento já está em andamento. Um comunicado enviado pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canária, na manhã desta quinta-feira (16) destaca que pode haver uma rápida evolução a curto prazo.
Ainda segundo os estudiosos, caso haja uma erupção, a onda de choque causaria a formação de tsunamis que atingiriam todo o Atlântico, dos Estados Unidos ao sul do Brasil. As áreas mais atingidas seriam o Caribe, Golfo do México e Nordeste brasileiro, onde ondas de até cinco metros de altura devastariam a cidade baixa de Salvador, deixando o Mercado Modelo submerso. Um vídeo simula como seria a chegada das ondas ao litoral brasileiro. Veja:
@ Nossa Voz por Kauã Sherman com informações do Correio 24h
Sem comentários:
Enviar um comentário