Equipe atual do Jornal A Nossa Voz - Foto: Bea Nogueira |
E como é bom poder chegar até aqui setembro de 2021 com a mesma, ou até com ainda mais vontade do que quando fui tomado por aquele desejo de dá voz a população da minha pequena cidade. Em 11 de setembro de 2005, Barrocas tinha sido emancipada há pouco mais de 5 anos, e sim, apesar das transformações positivos provocadas pela mudança da condição de distrito para o status de cidade, havia o que ser cobrado, reclamado, denunciado e exposto.
Os políticos eleitos vinham administrando a cidade que já dispunha de recursos 'significantes' comparando com as demais, com certo reconhecimento e até destaque. Certamente com méritos, mas não podiam por isso, achar que eram super heróis, eles eram remunerados, ganhavam bem acima da média salarial da pacata cidade. Os políticos e seus 'apadrinhados' não podem se sentir acima das leis, como deuses, imperadores impondo suas vontades até mesmo fora da esfera pública, cometendo abusos sem que seus atos fossem expostos e levado a público.
Para principalmente propor o debate entre a sociedade com o poder público, para mediar essa relação dando voz a população surgi então o 'jornalzinho' que, com editoriais e matérias, mas especialmente com o ME CONTARAM começou a revelar os fatos, colocando 'o dedo na ferida' de uma forma que os 'poderosos' não mais agissem com a certeza da impunidade, mas também sem a garantia de que tudo seria abafado. E num é que eles começaram a mudar, ou pelo menos pensar duas vezes antes de agir. Sim até hoje tem alguns que querem controlar tudo e todos, mas o resultado é adverso.
A missão não seria fácil, e até hoje não é, e quem disse que a gente não esperava, como tínhamos certeza disso, apesar de sermos até surpreendidos em pleno 2020. Chegamos aos 16 anos passando por muitas tempestades, mas é como se a cada uma delas surgiram mais e mais pessoas com guardas chuvas, sobrinhas, toalhas para nos ajudar a superar a tormenta, enxugar as lágrimas e de cabeça erguida inspirados e motivados, avançamos ampliando ações, chegando a ainda mais pessoas, entrando nas casas todos os dias com notícias, informações, histórias e fotos e apresentando novos projetos em todas as plataformas.
Meus caros barroquenses, população do Território do Sisal, já que agora somos regional, ao tempo que agradecemos a todos que fizeram e fazem parte de nossa história, que continuam acreditado nesse trabalho, reafirmamos nosso compromisso com a verdade, informação com credibilidade, compromisso. Obrigado por tudo!
Sobre a festa, vamos nos preparar para 2025.
@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira
Sem comentários:
Enviar um comentário