Reprodução: EquinoxGold |
Em termos de arrecadação da CFEM no estado, o município de Barrocas, localizado no Território do Sisal da Bahia, aparece entre os 10 municípios com maior arrecadação, ocupando a 4ª colocação em relação ao desempenho mineral no estado. Atualmente a empresa canadense Equinox Gold opera em solo barroquense na Fazenda Brasileiro de Desenvolvimento Mineral - FBDM.
Um dado que chama a atenção é Barrocas estar na quarta posição com apenas a exploração de um único minério, o ouro, diferente de outros município acima do ranking que extraem ao menos três tipos de material.
Reprodução: SDE |
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no mês de outubro, 40% da produção de mineral da Bahia esteve concentrada na extração do Ouro, minerado em Barrocas e Jacobina, o que representa a maior parcela em recursos da Bahia. A Bahia é o quarto estado em volume de arrecadação de CFEM no país.
Reprodução: EquinoxGold |
A arrecadação de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) na Bahia cresceu 47% em relação a 2019. Os números são da Agência Nacional de Mineração (ANM) e contabilizam os valores arrecadados até agosto deste ano. Os cinco municípios que lideram a lista de arrecadação neste ano são Jacobina, Juazeiro, Barrocas, Jaguararí e Itagibá.
Da Redação - Por Victor Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário