Bumba Meu Boi da Barreira - Fotos Milena Araújo e Victor Santos |
A educação do campo, partindo do pressuposto da busca de uma identidade pessoal para o semiárido, do homem e da mulher do campo, fortalecendo a agricultura familiar e no processo do desenvolvimento sustentável.
A coordenadora do Projeto CAT em Barrocas, Regiane Santiago destacou a iniciativa da escola em promover o evento; “Um evento como este se torna um intercâmbio cultural, temos fortalecidos e fomentado grupos culturais dentro das escolas, criamos a proposta de realizar cinco feira no município e dentro do projeto todas as escolas discutiram e apresentaram com muita qualidade a feira da Agricultura Familiar do CAT” destacou.
A animação ficou por conta do Grupo de Forró Amigos da Ladeira, o Sr. José Bigode, ícone da cultura local e regional, ao lado de José Queiroz (expoente da cultura baiana) e banda resgatam a música cultural, o samba de roda e se apresentaram com o Batalhão Roubado. Quem prestigiou o evento pode conhecer o artesanato local, a feirinha do troca troca, se deliciar com as comidas típicas e com o segredo do bolo, além de ter gratuitamente disponível uma cabeleireira e manicure.
Brincadeiras infantis como galinha gorda, pau de cebo e quebra potes fizeram a animação das crianças, como conta a Aluna Iasmim, que também participou das apresentações; “A gente acaba visitando a cultura de cada local” em referencia a visita ao povoado de Ladeira.
Em conversa com Eliete Queiroz, licenciada em Biologia, professora da escola de Santa Rosa, disse como é importante conhecer a cultura de cada local, “É bom conhecer, cada lugar tem sua cultura, num evento desses onde todas se juntam é muito importante”.
Durante toda a tarde escolas parceiras e o grupo Pavão Dourado da cidade de Serrinha contribuíram para a realização das apresentações culturais da feira, como por exemplo, o Presépio, Pau de Fitas, Reisado, Samba de Roda, Batalhão de Transas, Bata do Feijão, Bumba-meu-boi, apresentação da Burrinha e o Reis de Moça.
Eiene Santos, diretora da Escola Francisco Pereira, Povoado de Barreira falou sobre a satisfação em participar do evento; “É uma interação entre o público visitante, a escola e a comunidade’’.
Através de eventos como este, apoiada pelo MOC, Projeto CAT, UEFS, Prefeitura Municipal de Barrocas através da Secretaria Municipal de Educação a identidade cultural dos povoados e dos homens e mulheres são preservados, resgatados e preservados, diante de ações envolvendo a comunidade e estudantes.
@ Nossa Voz - Por Victor Santos - Informações Milena Araújo
Sem comentários:
Enviar um comentário