Na noite de Sábado (26), o 'Sábado de Aleluia' como é conhecido, a comunidade católica de Barrocas celebrou a Missa da Vigília Pascal, que é a Festa da Ressurreição de Jesus. Essa é considerada senão a mais importante celebração do ano para os católicos, é uma Missa diferente com alguns ritos específicos do dia.
Às 20hs a missa começou do lado de fora, o padre abençoou o fogo e acendeu uma vela grande que é chamada de Círio Pascal, daí a luz da vela passou a representar a Luz de Cristo Ressuscitado. Os fiéis entram na igreja com as luz apagadas, cada pessoa porta uma vela, que são acesas pelo círio pascal, pois é a luz de Cristo que venceu as trevas da morte. Durante um tempo o padre canta hinos de louvor sobre a ressurreição, depois a luzes foram acesas e deu-se continuidade na celebração.
A missa é mais demorada que de costume, além das varias leituras e salmos cantados, tem-se a renovação das promessas do batismo, o canto da ladainha de todos os santos e a aspersão de água benta. No final os católicos presentes puderam se abraçar e desejar Feliz Páscoa.
@ Nossa Voz - Por Antonio Zacarias
Sem comentários:
Enviar um comentário