Trinta famílias barroquenses serão contempladas em projeto de geração de renda para pequenos agricultores, os trabalhos já começaram a nesta sexta-feira (26) a Secretária de Agricultura Maria Lucenir acompanhou de perto o andamento da construção de cisternas na região de Nova Brasília.
Cada família receberá em kit, incluindo cisterna de 52 mil litros, galinheiro com 200 pintos e horta orgânica, o projeto faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Barrocas através da Secretaria Municipal de Agricultura e o Consórcio Público do Território do Sisal -CONSISAL.
Moradora do povoado de Nova Brasília, zona rural, distante 10 km da sede do município, a lavradora Marinalva Mota Ferreira, 52 anos, foi uma das contempladas com o kit do galinheiro, horta e cisterna que vai garantir a produção, ela comemora uma fonte de renda extra para a família, com a venda de ovos, da galinha caipira e as hortaliças.
O Pedreiro João Daniel, 55 anos, afirma que os benefícios vai além da produção, pois as famílias poderão gerar renda; "Aqui é praticamente um emprego, acabando com a necessidade de sair para fora da cidade procurando trabalho". Ele e cerca de 5 pedreiros se dividem na colocação das placas de concreto da cisterna e cobertura.
Pedreiro Marcos, Secretária Maria Lucenir e Vice Prefeito Joilton (Tita) |
O Vice-prefeito Joilton Avelino que acompanhou a secretária na visita e avaliou positivamente a chegada dos kits à região; "as famílias tem agora espaço e condições apropriadas para cultivar e produzir hortaliças, vender e conseguir uma renda também através do galinheiro, por isso acredito na importância desse projeto para as famílias barroquenses graças a sua capacidade e desenvolvimento sustentável", frisou Tita de Roque. Para construção das cisternas, a Secretaria de Agricultura intermédia a contratação de pedreiros, Cenir aproveitou para avisar que atualmente precisa de mão de obra durante a execução do projeto. Interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura na sede do município.
@ Nossa Voz - Por Victor Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário