A imprensa tem sido, a séculos, um meio de comunicação de grande eficácia. Imprensa porque as publicações dependiam, desde a Idade Média, de serem prensadas em papel, por imensos aparelhos. Hoje, a imprensa pode denotar o conjunto composto pelos meios de comunicação. Mas, é preciso conhecer os termos.
O “jornal” vem do francês, jour, e significa “dia”. Estamos falando, especificamente, de veículos informativos diários. Vários acontecimentos, ao longo da história, deveram muito a este tipo de publicação. Revoluções, como a Francesa, em 1789, que deram força sem igual às aspirações de “Liberdade, Fraternidade e Igualdade”, tiveram nos jornais um dos seus maiores contribuintes.
Atualmente, seja em forma impressa, seja em forma digital, os jornais contribuem para o fortalecimento da cultura democrática. Neste sentido, o jornal @ nossa voz, que completa 10 anos, inaugura um aspecto fundamental para a livre expressão da população barroquense, frente aos acontecimentos locais.
A informação rápida, a partir de uma rede competente de membros, levaram o jornal @ nossa voz, a ocupar um lugar de destaque ao longo desta última década do cotidiano de Barrocas. A partir da ousadia de Rubenilson Nogueira, se desenharam, desde 2005, relações saudosas entre os barroquenses distantes e a sua terra natal. É no site do jornal que recorrem centenas de pessoas, diariamente, em busca de informação com confiabilidade e clareza.
Em Barrocas, as notícias alcançaram outra dinâmica. Outro modo de integração. O jornal @ nossa voz redefiniu fronteiras culturais, na maneira de se fazer notícia no pequeno município baiano. E ali, se espraia pela rede de internet, soprando aos navegadores, as notícias mais importantes, de maneira clara, objetiva e com credibilidade.
Por Itan Cruz - Para Edição Impressa do JANV
Sem comentários:
Enviar um comentário