O tempo tá bom, vem chovendo em praticamente todo território barroquense, com tanques cheios e a terra molhada, pequenos e médios agricultores depois de terem preparado o terreno, iniciam mais um ano de plantio.
No bairro da Santa Rosa o Sr. Manoel Messias Araújo, de 75 anos, tenta mais uma vez ver o milho nascer e crescer em sua propriedade, no inicio de abril um surto de lagartas comeu praticamente todo plantio. Renovado as esperanças o agricultor plantará mais uma vez as sementes numa área de 9 tarefas e meia, caso ocorra como planejado, segundo ele serão de 8 a 10 sacos de milho colhidos.
Com a semente do milho 'plantada' a germinação leva em torno de 5 dias para brotar na terra e meses para se desenvolver. Alguns cuidados como preparar o solo, qualidade da sementes, observar a presença de largaras sem imprescindíveis, mas o senhor Messias alerta que é necessário a limpeza constante da roça, evitando assim que o mato impeça o desenvolvimento da plantação.
Em uma propriedade no povoado de Lagoa Redonda encontramos Isaías Ferreira de Queiroz, 41 anos, morador da Fazenda Passeio, ele estava plantando milho na propriedade de um comerciante. O milho plantado será para consumo próprio do comerciante e sua família. Isaias utiliza a técnica tradicional com a enxada, o agricultor relembra um
velho ditado; “Os mais velhos dizem que quem planta na enxada tem mais sorte”.
@ Nossa Voz - Por Victor Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário