No sábado dia 14, um grupo de Agricultores de Comunidades Barroquenses, inauguraram o anexo I do Centro de Abastecimento de Barrocas, a Feira Agroecológica, “As riquezas e sabores da nossa terra”.
A agroecologia é um sistema de produção que procura imitar os processos como ocorrem na natureza, evitando romper o equilíbrio ecológico que dá a estabilidade aos acossis-temas naturais. Buscando um maior equilíbrio dos meios de produção com o uso de produtos naturais e respeitando o conhecimento das comunidades rurais.
A inauguração aconteceu às 7 horas da manhã, com as presenças do Prefeito Municipal José Almir, vice-prefeito Joilton Avelino (Tita) Secretária Maria Lucenir, Celestino do ASCOOB e representantes do MOC.
Segundo Celso Coelho um dos agricultores beneficiados com a ação, 13 Box venderão produtos orgânicos, vindos das comunidades de Boa União, Lagoa da Cruz, Ouricuri, Baraúna do Rumo e Alagadiço. As famílias com apoio das instituições envolvidas , criaram um estatuto que dentre várias observações, em um dos seus artigos fica definido que é vedada a comercialização de produtos cultivados com uso de agrotóxicos.
Na Feira, será possível comercializar também artesanatos da região, inicialmente dois Box revendem os produtos.
O senhor Pedrinho da Baraúna do Rumo e sua esposa foram os protagonistas, figurando no Banner da Feira. O casal trabalha com agricultura familiar com uma horta conhecida como Horta de Verão.
A Feira Agroecológica é uma ação conjunta do MOC, HEIFER, STR, Secretaria de Agricultura e Prefeitura Municipal de Barrocas.
@ Nossa Voz - Fotos: Grazy Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário