Colheita na Casa do Sertão |
A chuva no sertão é realmente importante, tanto para a natureza, quanto para economia da região. Quando chove a natureza se renova, os animais vivem com mais ousadia, revigora-se as esperanças e a vontade de produzir é retomada. Daí por diante, se desenrola todo um ciclo onde gera benefícios para todos. Viva o tempo das vacas gordas!
Funciona assim, com a chuva os animais e plantas crescem e se reproduzem de maneira mais rápida e saudável, os pequenos produtores de hortaliças, criadores de bovinos, aves, entre outros extraem os produtos da natureza e vão ao mercado ou no simples porta a porta e vedem. Dessa forma, com os pagamentos vão ao comércio e demandam por mais bens e serviços. Esse ato faz com que a economia cresça, aumente os investimentos das empresas, geram mais empregos e as pessoas empregadas demandaram novamente por mais bens e serviços, dando assim continuidade ao ciclo econômico.
No sertão, especificamente na Região do Sisal, sendo ela carente de chuvas, mesmo quando elas trazem alguns danos, são bem vistas devido aos benefícios que são gerados. As feiras das cidades têm mais variedades e são mais visitadas, os pequeno agricultores produzem mais, melhores condições de vida aparecem e todos só têm a agradecer, a exemplo, são as últimas chuvas que a quase um mês vem fazendo a alegria de todos.
Com tudo, muitos reclamam quando as chuvas causam alguns danos, e chegam a não desejarem mais. Porém, o que ocorre é que o homem não vem respeitando a natureza, provocando os danos ambientais e o clima, o ambiente em geral fica desregulado, tornando possível a presença desses danos. Então antes mesmo de reclamar é preciso analisar e agradecer as chuvas que aparecem, pois o rumo que o homem está dando à natureza implicará na escassez desses recursos. Por fim, que haja uma luta pela sustentabilidade, no mais: viva o tempo das vacas gordas, viva à economia da chuva!
J@NV - Antonio Zacarias Batista de Oliveira
Graduando em Economia - UEFS
Sem comentários:
Enviar um comentário