O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Dessa forma, o Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família.
Segundo a Caixa Ecônomica Federal, cabe às prefeituras executar o processo de coleta, inclusão, exclusão e atualização do cadastro.
A Prefeitura Municipal de Barrocas, vem realizando o trabalho atravéz da Secretaria de Ação Social, mas há uma séria de reclamações quanto a forma que o mesmo vem sendo executado.
Na manhã desta terça-feira fomos ver de perto a situação, às 06h00min horas da manhã 22 pessoas estavam na fila em frente ao prédio da Sec. De Ação Social. Algumas das mulheres que estavam ali tinham chegado no dia anterior, como foi o caso da senhora Maria da Conceição, que veio do Jenipapo e chegou ao local às 23:00 da segunda-feira e só foi atendida hoje por volta das 10:00 horas. Segundo ela essa é a quinta vez que sai de casa deixando o filho para vir fazer o Cadastro: “agente sofre aqui, é chuva, sereno e fome, a maioria de nós aqui não tem uma moeda para comprar comida” disse uma das mulheres. Outra que também chegou cedo para ser atendida foi Dona Berenice Lopes, que saiu de casa deixando um bebê de dois meses, e chegou ao local às 02h00min da manhã, Berenice ainda esta de resguardo do parto, mesmo assim se arriscou para garantir seu benefício.
Já Roselidia que também mora na comunidade de Jenipapo, nos disse que elas tiveram que fretar um carro fiado para poder vir a noite para garantir a um lugar na fila: “isso é uma vergonha, humilhação, tem muita gente que já desistiu de ficar aqui pois só atende 20 pessoas por dia”.
Para entender o que estava acontecendo fomos a Secretaria de Ação Social, a Secretário não estava presente, mas as pessoas que lá estavam nos receberam com muita atenção, e fizeram questão de explicar toda situação.
Tela inicial do sistema |
Segundo a senhora Maria, o motivo da demora no atendimento que impede que mais pessoas sejam atendidas é a lentidão no sistema “o prefeito até aumentou o número de atendentes, mas não resolveu, pois quanto mais computadores acessando o sistema mais ele ficava lento” perguntamos se não seria a internet, ela nos informou que já foram disponibilizados 2Gb e a situação não muda.
Atualmente três atendentes trabalham na Atualização do Cadastro Único, e pelo tempo que ficamos no local, cerca de uma hora, percebemos que o tal sistema é realmente lento, vimos de perto que os profissionais responsáveis pelo serviço tem dificuldade para preencher os cerca de 10 campos, que pode aumentar conforme o número de pessoas dependentes, pois a cada etapa o sistema carrega os dados. Os atendentes foram capacitados para o serviço e tem se empenhado para conseguir cadastrar as pessoas, muitas vezes excedendo o horário de atendimento que é das 08 às 12, das 14 às 17.
Três atendentes trabalham na atualização. |
Segundo Cleison, um dos funcionários responsáveis pela atualização, o tempo média de atendimento é de 25 minutos, podendo variar entre 15 e 40 a depender do horário e do número de pessoas na família. Ainda segundo ele, são atendidas em média 25 pessoas por dia, sendo 20 por atendimento normal e 5 por prioridade (gestantes).
Um dos atendentes destacou a importância das pessoas trazerem todos os documentos pessoais dos membros da família, sem esquecer-se do comprovante de residência.
Na conversa que tivemos com os representantes da Secretaria de Ação Social, nos foi passado que a atualização do Cadastro Único acontecerá durante todo o ano, por isso não é necessário as pessoas se sujeitarem a dormir na rua para garantir vaga, existe um prazo apenas para as mães de crianças que mudaram de escola que será até o dia 31 de março e que com certeza será prorrogado.
Parece que o que estar faltando são esclarecimentos, sendo assim a prefeitura deveria junto às igrejas, associações e até através das rádios, explicar a população como funciona o Cadastro Único evitando que as pessoas humildes com medo de perder os benefícios que ajudam nos sustento das suas famílias sofram em filas sem necessidade.
Sugerimos que a Acessória de Comunicação Social cumpra com o seu papel, senão estará passando uma idéia de ser mais um cargo sem necessidade.
Da Ronda @ Nossa Voz – Por Rubenilson Nogueira
Parabenizo ao Nossa Voz pela matéria.
ResponderEliminarRealmente está faltando comunicação eficiente sobre esta questão.
Também sugiro uma escala entre os povoados e a zona urbana para que este constrangimento não aconteça com o nosso povo barroquense.
E esse problema é amenizado porque os atendentes trabalham com eficiência.
Ivan da Minação.