Um dos alunos atacados pelo inceto. |
Alunos do Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, estão sofrendo com surto de potós. O inseto já faz várias vítimas, além de alunos até os funcionários tem sofrido com a ação destes incômodos bichinhos. Por ser um inseto de hábito noturno a maioria dos casos acontece à noite, deixando muita gente com manhas e até feridas que incomodam bastante.
O paederus irritans nome científico do POTÓ é um inseto da Ordem Coleoptera, família Staphylinidae, esta ordem engloba besouros e escaravelhos, mas este indivíduo se difere muito dos outros membros da família pois seu corpo pequeno e roliço lembra mais uma formiga que um besouro.
Ao observarmos o potó vemos cabeça e tórax de coloração enegrecida assim como o abdomen, sobre o qual há partes entremeadas de cor amarela. Temos um par de antenas emergindo da cabeça e outras do abdome , com presença de pêlos, o que faz ele se locomover feito um escorpião; além disso, possui um par de pequenas asas posteriores, o que lhe possibilita voar.
O grande problema é que quando o inseto pousa sobre a pele da pessoa, esta inadvertidamente bate sobre o inseto contra pele, no intuito de matá-lo, justamente o bastante para a liberação da substância pederina, ocasionando assim as lesões de inflamação, formação de bolhas e feridas abertas, geralmente em áreas expostas do corpo, tais como braços, ante-braços, face e pescoço.
Segundo nos informou um aluno a direção do Colégio já esta providenciando a dedetização para acabar com a ação destes insetos.
Por Rubenilson Nogueira
Com informações da Wikipédia.
Acho que isso já foi resolvido segunda não teve aula pra dedetização co colégio
ResponderEliminarValeu Rubenilson pela matéria os alunos agradecem